por que ler

Em um mundo de constante guerra entre três superpotências controladoras, todos os seres humanos na Oceania estão sendo governados pelo Partido. Toda a liberdade se foi, todos os prazeres são proibidos, todas as informações são propaganda, a rebelião é impensável e seus parentes não hesitarão em traí-lo. Mesmo pensar em pensamentos rebeldes é um crime, destinado a chamar a atenção da Polícia do Pensamento e a uma punição severa. E as massas vivem em constante medo. Pois eles sabem que o Big Brother os está observando …

Assim como O Senhor dos Anéis é a mãe de todas as histórias de fantasia, 1984é a mãe de todas as histórias distópicas. Nenhum desses livros foi o primeiro em seus respectivos gêneros, longe disso, mas ambos mudaram seus gêneros para algo mais e, de muitas maneiras, se tornaram os maiores trabalhos já escritos.

Isso é tanto quanto posso ver mais um livro importante do que bom. George Orwell é um pensador muito maior do que um escritor. 1984 não é um livro espetacular de forma alguma. Não é particularmente bem escrito. Não é particularmente complexo. Mas as idéias por trás disso são maiores do que qualquer livro.

Pessoalmente, sempre considerei Orwell um dos pensadores mais importantes da era moderna. Ele revolucionou a maneira como vemos o mundo. E enquanto esse é o jeito do jornalista, do comentarista político e do crítico social, seus livros ainda são agradáveis ​​de ler pelo que são.

O que acho mais interessante neste livro é que é basicamente uma crítica ao pensamento radical de esquerda. Sim, você encontrará ataques ao capitalismo e diferentes formas de autoritarismo. Mas os principais ataques de Orwell estão voltados para os perigos da revolução, do comunismo e do pensamento de esquerda em geral. Como o próprio homem afirmou uma vez: “Grande parte do pensamento de esquerda é uma espécie de brincadeira com fogo por pessoas que nem sabem que o fogo é quente”.

Agora que, no entanto, não é interessante por si só, ou especial de qualquer forma. O interessante é que o próprio Orwell era um pensador de esquerda. Você pode acusá-lo de hipocrisia, mas isso seria totalmente errado. O que mais me fascina em Orwell é que ele é um pensador de esquerda que consegue ver as falhas e os perigos do pensamento de esquerda e, posteriormente, tenta desenvolver seus próprios pontos de vista a partir desse insight.

Como termos políticos significam coisas diferentes para pessoas diferentes (embora existam definições certas e erradas da maioria delas), não mostrarei minhas próprias opiniões em uma revisão pública. Pergunte-me em particular se você estiver interessado; Adoro discutir política. Aqui e agora, basta dizer que Orwell e eu concordamos com muitas coisas.

Tanta coisa para a análise política. Para uma leitura mais aprofundada, recomendo dar uma olhada na crítica crítica de Isaac Asimov , que achei quase tão interessante e importante quanto o próprio livro.

“Se você quiser uma imagem do futuro, imagine uma bota estampada no rosto humano – para sempre.”

Mais do que tudo, 1984 é o núcleo da distopia. Ele nos mostra tudo o que há de errado com o nosso mundo, tudo o que está errado com ele e, o mais importante, tudo o que pode dar errado no futuro.

Além de apresentar ao leitor um futuro possível que, para muitos de nós, seria o nosso pior pesadelo, ele tem um núcleo filosófico destinado a esclarecer praticamente qualquer pessoa sobre uma coisa ou duas. Orwell ensina o verdadeiro significado de poder e medo, e dos pilares mais estáveis ​​da sociedade humana. melhor livro de auto ajuda

Este é um dos livros mais importantes do nosso tempo. Ele inspirou todos os escritores distópicos depois disso. Inspirou V de Vingança , um dos meus filmes favoritos. Inspirou gerações de pensadores políticos. E é um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.

Deixe um comentário